segunda-feira, 1 de abril de 2013

(dia das mentiras) Armador Português adquire dois novos arrastões

Infelizmente esta era a mentira do Roda do Leme para o dia 1 de Abril. Seria uma óptima notícia para Portugal que tal se concretizasse, ou com navios novos, ou mesmo com navios em segunda mão. A ver vamos! A Esperança é a última a morrer. 


Confirma-se o rumor de que um armador português terá firmado o contrato de compra de dois novos arrastões para a pesca na Noruega e no Canadá.

Ao que o blog Roda do Leme pôde apurar, os navios foram desenvolvidos pelo gabinete de engenharia dinamarquês Knud E. Hansen A/S, com mais de 74 anos de experiência nesta área. 

Os navios serão construídos nos Estaleiros de Viana, assim que se resolverem os impasses e adiamentos por parte do (des)Governo Português.




Estes novos arrastões fábrica terão cerca de 50 metros de comprimento, 11,25m de boca e um calado de 4,5m. 

Foram concebidos para a pesca pelágica, arrasto de fundo ou redes de cerco. Terão uma área de processamento de peixe de cerca de 300m2, e uma capacidade de carga de cerca de 700m2. Serão equipados com um motor Wärtsilä de 2600CV, eficiente e silencioso, cumprindo com as normas DNV-SILANT-F.

O custo de cada unidade será de aproximadamente 16 milhões de euros, que serão em parte comparticipados por fundos comunitários, e o restante por investidores privados.

Será certamente uma novidade bastante agradável, e que irá ajudar a renovar a nossa frota. 

Até à próxima!

------------------------------------------------------------------
Imagens e textos protegidos pelos direitos do autor. Em caso de dúvida contacte-me.
© 2013 por Tiago Neves. Todos os direitos reservados.

4 comentários:

Muito Obrigado por comentar!