domingo, 31 de março de 2013

Guerra da Palmeta nos Noticiários

Hoje lanço nas redes mais um "pequeno" vídeo sobre a Guerra da Palmeta. Desta feita, 59 minutos de vídeo que junta várias partes de noticiários, acompanhando o desenrolar dos conflitos, e que hoje nos permite ter uma noção do que se passou um pouco por aquelas águas.

A Guerra da Palmeta, assim hoje chamada, tratou-se de um conflito maioritariamente entre o Canada e Espanha em 1995, e que culminou na perseguição e consequente prisão da tripulação do navio espanhol "Estai", de forma violenta, quando este se encontrava a pescar em águas internacionais. O facto do comandante do "Estai" não ter acatado as ordens de paragem dadas pela Guarda Costeira do Canadá, tendo cortado as redes, e fugido a toda a máquina, levaram ao desenrolar de todo um ambiente de conflito, de troca de galhardetes entre os dois países, com farpas de sobra para os Ibéricos e restante comunidade Europeia. 

Portugal, que muitas vezes veio à baila durante os disparos transatlânticos, manteve-se caladinho, sem entrar em conflito directo, e diga-se, sem apoiar os espanhóis nesta luta que era dos dois. O então Primeiro Ministro, Cavaco Silva, que ainda julga que o Mar será mais ou menos o mesmo que a piscina da sua Maison Officiel, só que em maior escala, preferiu ficar sentado a ver o desenrolar dos acontecimentos. Impávido e sereno, como ainda hoje o conhecemos. 

Enfim, o facto de ter havido uma presença militar constante, voos rasos dos aviões patrulha, e uma elevada pressão psicológica a que as tripulações estiveram sujeitas, deveria de ter sido suficiente para se ter tido um pulso mais firme, não permitindo que o Canadá soltasse os cães como bem lhe apeteceu. Haviam interesses a defender.

Muito se pode especular sobre o assunto, contudo na minha opinião, o principal motivo das pressões e do afastamento dos navios deveu-se à necessidade de limpar essas zonas para a prospecção petrolífera, da qual o Canadá depende tanto. Mas posso estar errado, claro.

Fiquem então com o vídeo, e recordem estes difíceis tempos.




A título de curiosidade, e porque já no vídeo anterior era para ter referido isto, o tão badalado arrastão "Estai" chama-se hoje "Argos Galicia".

O "Porto Santo", na altura propriedade do Grupo Silva Vieira, foi o primeiro arrastão popa congelador francês, e chamou-se "Colonel Pleven II". Era um navio com características únicas, com um design inovador para a época. Foi construído em 1962, e à semelhança de alguns dos nossos navios, era também salgador-congelador.

Desfrutem!

Até à próxima.


------------------------------------------------------------------
Imagens e textos protegidos pelos direitos do autor. Em caso de dúvida contacte-me.
© 2013 por Tiago Neves. Todos os direitos reservados.

1 comentário:

  1. Muito Bom! Parabéns, gostei muito da parte:«Impávido e sereno, como ainda hoje o conhecemos. »

    ResponderEliminar

Muito Obrigado por comentar!