domingo, 27 de fevereiro de 2011

Almadense em Aveiro

O "Lisbonense", seu irmão gémeo, já foi entregue e já se encontra a operar em Lisboa. Mas o seu irmão, de quem eu hoje trago algumas fotografias, ainda se encontra por estes lados. Falo-vos claro, do ferry "Almadense" construído pela Navalria para a Transtejo.

O "Almadense" e o "Lisbonense" são embarcações tipo catamaran, com um comprimento de 47,5 metros e 16 metros de boca, equipados com dois motores diesel de 850 HP cada, que permitem atingir uma velocidade de serviço de cerca de 11 nós, mantendo o baixo consumo e emissões de CO2.


Do lado de estibordo, podemos ver as rampas de carga que juntamente com os tanques de compensação, permitem a este navio adaptar-se às várias alturas dos pontões de acostagem, tornando-o bastante flexível.





Muito provavelmente este ferry estará deste lado porque o "Douro Spirit" já se encontra fora da doca, e não haverá espaço para todos.

Espero que estas construções da Navalria sejam o começo de algo bom, e que rapidamente as encomendas cheguem, para que a construção naval em Portugal volte a pôr a "cabeça fora de água".

Espero que tenham gostado.

Até à próxima!


------------------------------------------------------------------
Imagens e textos protegidos pelos direitos do autor. Em caso de dúvida contacte-me.
© 2010 por Tiago Neves. Todos os direitos reservados.

3 comentários:

  1. Gostava de saber se é verdade que está um deste 2 barcos deste Janeiro de 2013 parado em Aveiro. Obrigado

    ResponderEliminar
  2. Boas Artur,

    O que ainda cá está é o Almadense, que segundo sei veio para manutenção ainda ao abrigo da garantia da Navalria.

    Quanto ao estar aqui desde Janeiro, o que posso ver pelos registo a que tenho acesso, é que terá saído de Lisboa no dia 4 de Fevereiro. Portanto está cá desde 5 de Fevereiro, sensivelmente.

    Forte Abraço,
    Tiago Neves.

    ResponderEliminar
  3. Boas sr Tiago Neves
    Muito obrigado sr Tiago neves pelas informações, pois tinham-me informado que o navio estaria parado deste Janeiro e que era para ficar por ai, duvidei e tive que perguntar a alguem que estivesse no continente.

    Abraço
    Artur Filipe

    ResponderEliminar

Muito Obrigado por comentar!