quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Faina Maior - A Pesca do Bacalhau nos Mares da Terra Nova

A literatura sobre a Faina Maior, uma temática que, a seu tempo, tentarei abordar com mais cuidado, representa uma valiosa fonte de informação para quem se dedica a aprofundar os seus conhecimentos sobre esta nossa Cultura.

Faina Maior - A Pesca do Bacalhau nos Mares da Terra Nova - É o livro de que hoje vos falo, trata-se de uma reedição de um valioso pedaço de história escrito pelo já falecido Francisco Marques, e pela tão nossa estimada autora do blog Marintimidades, Ana Maria Lopes.



Vou deixar aqui a notícia original do blog Marintimidades:

"Era um firme desejo da Associação dos Amigos do Museu de Ílhavo concretizar a reedição do livro Faina Maior – A Pesca do Bacalhau nos Mares da Terra Nova, de Francisco Marques e Ana Maria Lopes (1996).

Por razões de vária ordem, ainda não tinha sido possível, mas, este Verão, ao arquitectarmos alguns posts sobre «Creoula – 1973, através da objectiva de António São Marcos», conseguimos ultrapassar, graças a um procedimento levado a efeito há cerca de vinte anos, um problema técnico que existia com essas fotografias. Enfim, foi superado.

Por outro lado, durante uns tempos, achámos alguma piada a que dois dos livros em que mais nos tínhamos empenhado estivessem esgotados, mas, com o andar dos tempos, passámos a não achar tão curioso assim. Se, na realidade, não pudéssemos pôr as mãos à obra, satisfazendo o desejo dos Amigos do Museu, não seria muito fácil reerguê-la.

Entre as duas edições, decorreram 15 anos, o suficiente para que a técnica de “fabricar” um livro tivesse mudado como do dia para a noite. O texto, de dactilografado passou a digitado, as imagens, de suporte em papel, passaram a ser digitalizadas, melhoradas, tratadas, photoshopadas q. b.

Sem esquecer, o principal – reencontrá-las, entre tantas mãos por que passaram. O nosso muito obrigada a quem no-las cedeu.

Era nosso desígnio, pela falta do saudoso co-autor Francisco Marques, manter o livro inalterável. E com perseverança, conseguimo-lo.

O tema escolhido – a reportagem ou o relato – de uma campanha de barra a barra (neste caso, da de Aveiro), de um lugre da pesca do bacalhau à linha, dos anos 30, com toda a azáfama, dureza, angústia, saudade, sacrifício e empenho, nos gelos perpétuos, era imutável."

Este livro será apresentado no dia 19 de Fevereiro de 2011, sábado, pelas 16 horas, no Auditório do Museu Marítimo de Ílhavo.

Se tudo correr como esperado, estarei lá, e se possível, irei publicar aqui no blog algumas imagens desse grande dia.

Link para a notícia original:

Até à próxima!

------------------------------------------------------------------
Imagens e textos protegidos pelos direitos do autor. Em caso de dúvida contacte-me.
© 2010 por Tiago Neves. Todos os direitos reservados.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Muito Obrigado por comentar!