sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Ílhavo: proteção do sistema dunar

Cerca de 1.200.000 toneladas de areia começaram esta semana a ser transportadas por camião a fim de dar início ao projecto de Proteção e Recuperação do Sistema Dunar, entre a Costa Nova e Mira, realizada no âmbito do Programa “Polis Ria de Aveiro”.
         Esta intervenção, de elevada importância nomeadamente para a segurança de pessoas e bens, visa a consolidação do cordão dunar, numa extensão aproximada de 15 Km, entre as duas praias, que nas últimas décadas tem sido alvo de um grande desgaste por erosão e mesmo alguns galgamentos, situações muito preocupantes que têm motivado a máxima atenção e acompanhamento por parte da Câmara Municipal de Ílhavo”.... autarquia que assim justifica a medida.
         No total serão colocados cerca de 800.000 m3 de areia, atualmente depositada no Porto de Aveiro, na Gafanha da Nazaré, fruto das operações de dragagem realizadas na Ria de Aveiro, o que equivale a cerca de 1.200.000 toneladas, ...o que contribuirá para a diminuição dos impactos negativos dessa deposição, nomeadamente ao nível paisagístico e ambiental, facto pelo qual também nos congratulamos.... refere aquela autarquia no seu site.
         O transporte das areias inicia-se esta semana acusando uma maior intensidade a partir do início do mês de dezembro. Até final de maio de 2014 irão circular especialmente no percurso compreendido entre o Porto de Aveiro e a praia da Costa Nova muitas centenas de veículos pesados de transporte de areia por dia que, pelo seu número, pelo seu peso e pelo seu porte, ...trarão naturais conflitualidades em especial no tráfego rodoviário e na sua fluidez e exigirão de todos mais atenção, mais tolerância, melhor compreensão e mais paciência de forma a podermos garantir, acima de tudo e em quaisquer circunstâncias, a segurança de pessoas e bens..., pode ler-se num comunicado da autarquia presidida por Fernando Caçoilo.
Por Jorge Lemos

Fonte: http://www.revistademarinha.com/index.php?option=com_content&view=article&id=2867:ilhavo-protecao-do-sistema-dunar&catid=101:actualidade-nacional&Itemid=290


------------------------------------------------------------------
Imagens e textos protegidos pelos direitos do autor. Em caso de dúvida contacte-me.
© 2013 por Tiago Neves. Todos os direitos reservados.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Muito Obrigado por comentar!