segunda-feira, 24 de junho de 2013

Uma viagem na Praia da Costa Nova - Parte I - De volta a S. Jacinto

Ainda não tive oportunidade de referir aqui no blog que em Aveiro, há já algum tempo, se andava a preparar uma surpresa muito interessante.

Para quem ainda é do tempo, o que não é o meu caso, de existirem umas lanchas que realizavam a travessia do Forte da Barra para S. Jacinto, certamente que esta será uma surpresa à maneira. 

Para quem não é do tempo, ou não se lembra, estas lanchas transportavam grande parte dos trabalhadores do estaleiro (e restante população também), sendo que fizeram parte integrante da nossa história.

Uma delas, a "Praia da Costa Nova", foi recuperada por dois jovens, o Paulo e o Gustavo, que tiveram a enorme tarefa de lutar contra burocracias estúpidas, e dificuldades que não lembram nem ao menino Jesus. Mas como os grandes marinheiros se fazem em grandes tempestades, hoje cá está esta bonita embarcação a navegar na nossa bela Ria de Aveiro.

E como há dias em que não devemos ficar em casa, saí para tentar apanhar alguns moliceiros da Regata no Forte da Barra. A sorte foi pouca, mas quando reparei que a lancha estava para atracar na marina do Jardim Oudinot, fiquei à espera. Já tinha prometido ao Gustavo, no dia do encontro dos Bacalhoeiros, uma visita à mesma - hoje seria o dia.

Assim foi, sendo que prontamente me perguntou se gostaria de ir até Aveiro, de volta ao seu caís de atracação. Bem, uma pergunta destas não carece de dúvida, sendo que a resposta já foi dada de dentro da lancha.


À chegada ao Forte da Barra.

Já dentro da lancha, pude ver o trabalho feito no interior. Espetacular! O conforto é imenso, e aqui sim, dá gosto passear pela Ria.



É chegada então a hora de navegar até Aveiro.



Para ajudar na manobra, o Paulo dá um jeitinho, e lá vamos nós.


Rapidamente o Forte fica para trás, e um longo e belo caminho nos espera.



Portugal na sua essência, no seu Ser.


Distraídos a conversar sobre os assuntos do mar, aproximamo-nos de um local bastante conhecido...

Que terra será esta?


 

São Jacinto, pois está claro. Ao fim de tantos anos ei-la em todo os seu esplendor na terra que a viu nascer, e que a viu chegar tantas vezes, incansavelmente, sempre carregada.

Parabéns ao Gustavo e ao Paulo, bem como a todas as outras pessoas que ajudaram a que este projeto se tornasse realidade.


Agora falta o mais importante. Dar-lhe uso. Uma lancha como esta quer-se cheia de gente, vida e alegria. Para tal acontecer, cabe-nos a nós a contribuir. 

Fica então aqui um resumo da informação disponibilizada pelos seus criadores, bem como os contactos dos mesmos:

O Praia da Costa Nova é a embarcação com mais história e prestação de serviço que existiu na Ria e que iremos revelar como um museu flutuante de novo ao serviço da Ria de Aveiro.
Esta pertence a um conjunto de embarcações, mandadas construir em 1945, nos outrora grandes Estaleiros de S. Jacinto, pela empresa de transportes da Ria de Aveiro e que tinham grande importância pois à data eram o único meio de ligação entre a população de S. Jacinto, os trabalhadores dos estaleiros e de muitos colaboradores da Base Aérea. Muito se ficou a dever a um dos membros do conselho de administração desta empresa que pela sua influencia e amizade a S. Jacinto e Aveiro, que em muito contribuiu para a construção das mesmas. Homem de elevado valor político a nível nacional, governador civil bem como presidente vitalício da fundação Carlos Roeder - Dr Francisco Vale Guimarães.

O nosso projecto tem como conceito dar a conhecer a Ria de Aveiro, bem como a sua história e meio envolvente. Pretendemos fazê-lo através de rotas inexploradas da ria, onde os passageiros numa confortável embarcação se consigam transportar um pouco na nossa história.


Ainda  esta semana lançarei as restantes imagens, e o resto da viagem até Aveiro.

Até à próxima!



------------------------------------------------------------------
Imagens e textos protegidos pelos direitos do autor. Em caso de dúvida contacte-me.
© 2013 por Tiago Neves. Todos os direitos reservados.

2 comentários:

  1. Simplesmente Fantástico! espero poder viagar nela desde Aveiro a São Jacinto e se possível embarcar no cais junto à paragem dos autocarros a auto viação aveirense que era o local de partida e chegada das chamadas "lanchas da carreira" (agora viagei no tempo) Parabens pela excelente reportagem,fico a aguardar o restante.

    ResponderEliminar
  2. Belíssimas imagens e registos.Fui neste passeio e adorei! Vamos viajar mais vezes, de certeza, para aproveitar os encantos da nossa Ria!

    ResponderEliminar

Muito Obrigado por comentar!