domingo, 19 de maio de 2013

Comemoração dos 5000 amigos da página de Facebook Bacalhoeiros

Decorreu ontem, dia 18 de Maio, no bar do restaurante Porão, na Gafanha da Nazaré, a comemoração da chegada aos 5000 amigos da página de Facebook Bacalhoeiros de Portugal.



Pelas 18h00 já se ultimavam os preparativos para a recepção das pessoas. Vídeos da época e música típica seriam os companheiros nesta longa noite, a juntar aos nossos excelentes oradores convidados.



Alguns arranjos gerais decorativos, neste caso do "Cidade de Aveiro":




Como decoração tinha-se também um rigoroso desenho feito por Ricardo Matias, do "Cidade de Aveiro":


E aos poucos lá se foram juntando as pessoas para o convívio.


E heis que aparecem dois repórteres da SiC, à procura de tripulantes dos navios do bacalhau, bem como alguma informação para uma peça que irá estrear na SiC brevemente.


César Lourenço, o Homem por detrás da página "Bacalhoeiros de Portugal" foi entrevistado, tendo falado da sua obra. Provavelmente terá dito mais alguma coisa que agora não me recordo, pois estava entretido a ouvir a história de um bacalhau que foi pescado com uns óculos Rayban no bucho.
 

Depois do César, realizaram-se mais algumas entrevistas a pessoas que passaram uma vida a bordo dos Gigantes dos Mares, e que neles viveram muitas histórias do arco da velha.


É chegada então a hora de se começarem as palestras, e dos nossos oradores nos contarem as suas histórias.


Por motivos de força maior, nem Ana Maria Lopes nem o Capitão Valdemar puderam fazer a sua apresentação. Fica para uma próxima!


Para início de conversa, o Sr. Reinaldo Delgado apresentou-nos a história do navio de vela "Gazela Primeiro".



Com recurso a vários registos do navio, pudemos seguir a sua história, local efectivo de construção, falcatruas, modificações etc. O Sr. Reinaldo, como já aqui pude referir, é o representante em Portugal da Philadelphia Ship Preservation Guild, a associação que mantém o navio em Filadélfia. 

Podemos seguir o trabalho do Sr. Reinaldo no seu blog - http://naviosenavegadores.blogspot.pt/


No fim, presenteou-nos com  a possibilidade deste belo navio vir a Portugal ainda este ano! Seria algo de soberbo.

De seguida, Ricardo Graça Matias, uma pessoa que me tem auxiliado e motivado nestas lides das histórias e dos pormenores dos navios, fez uma apresentação sobre os arrastões clássicos portugueses.


Sempre animado, com grande orgulho e à vontade, por estar a falar sobre algo que lhe corre nas veias, falou-nos inicialmente do "Elite", tendo depois mostrado desenhos das alterações que eram feitas aos navios de arrasto pela borda. Foi possível ver, também, todo um rol de fotografias bastante interessantes dos diferentes arrastões que pertenceram à nossa famigerada frota bacalhoeira.


Este senhor, que nem sempre gosta de receber os "louros" do seu imenso trabalho, tem estado por detrás da recolha de informação que tem vindo a aparecer em vários livros, sites e até bases de dados de Museus.

César Lourenço falou-nos dos Estaleiros Navais para a Pesca do Bacalhau que existiram em Aveiro. Um trabalho de João David Marques.


Uma apresentação recheada de slides com imagens de navios outrora aqui construídos, e que juntamente com as suas histórias, iam animando e fazendo brilhar os olhos de Homens que os viram ainda a navegar, e que em alguns casos, os tiveram como primeira casa.


Apresentações feitas, estava na hora do Sr. Clemente nos animar a noite, com músicas e versos por ele escritos.


Apesar da pouca afluência de pessoas, e tendo em conta que dois dos oradores vieram do Porto e de Lisboa, julgo que foi um dia bastante animado e a repetir num futuro próximo! 

Sem dúvida que estes eventos têm pernas para andar, sendo que é pena que algumas pessoas que tanto criticam a passividade de alguns políticos, em situações onde podem ser elas a marcar a diferença, não o façam. Afinal os tais políticos são tão portugueses quanto nós. Como alguém sabiamente disse durante a festa, só faz falta quem cá está. E esta verdade revelou-se irrefutável. Quem esteve, esteve por gosto, e certamente adorou o ambiente.

Fica a promessa de que os "Bacalhoeiros de Portugal" irão aproar à onda, a toda a força avante, e que num futuro próximo irão trazer novidades fresquinhas, para manter viva esta que é a nossa história, a história de Portugal.

Até à próxima!


------------------------------------------------------------------
Imagens e textos protegidos pelos direitos do autor. Em caso de dúvida contacte-me.
© 2013 por Tiago Neves. Todos os direitos reservados.

4 comentários:

  1. Tambem lá estive, mais cedo mas estive e encontrei o amigo Marçal que não via há mais de 20 anos :)
    Parabens pela iniciativa.

    ResponderEliminar
  2. Muito boa esta reportagem, Tiago Neves!!! E também concordo que só faz falta quem cá está :) Eu não estive presente mas o César sabia de antemão que eu não poderia estar.. Agora fico triste porque sei que ele dá muita importância e muito tempo ao trabalho que desempenha na página. Se não podem ou não querem ir, digam que não ao evento. Assim, pelo menos, as pessoas envolvidas sabem com quem contar.
    Obrigada Tiago :)

    ResponderEliminar
  3. Felicidades por el buen trabajo desde Las Palmas de Gran Canaria Blog Puerto de la Luz http://bermaxofotos.blogspot.com.es/

    ResponderEliminar
  4. Muito obrigado a todos!

    É importante que se continuem a realizar este tipo de eventos, para que a nossa cultura não morra! É este o nosso dever cívico.

    Abraço.

    ResponderEliminar

Muito Obrigado por comentar!