sábado, 16 de outubro de 2010

Navio patrulha LÉ Ciara

Numa das suas viagens de regresso rumo a Portugal, o navio "Praia de Santa Cruz" recebeu a "visita" do navio patrulha "LÉ Ciara" do Irish Naval Service, a Marinha da Irlanda.

As fotografias são de Maio do presente ano.





Este navio patrulha entrou no activo no dia 16 Janeiro de 1989, tendo sido originalmente construído nos estaleiros Hall, Russell & Company, para a Royal Navy em 84.

Por construção, trata-se de um navio de patrulha costeiro, rápido e ágil, com autonomia de 2500 milhas, a uma velocidade de 17 nós, podendo atingir no máximo 30 nós. Este navio tem a alcunha de "Road Runner", por se tratar de um dos mais rápidos da frota. A alimentar toda esta rapidez e destreza temos duas unidades a diesel de 14400HP cada da SEMT - Pielstick Diesels.

Equipado com uma peça de 76mm OTO Melara à proa, com várias metralhadoras de calibres entre os 12.7mm e os 7.62mm, a protecção do "LÉ Ciara" não foi deixada ao acaso, tendo em conta que não se trata de um Patrulha Oceânico.



Uma das missões de destaque deste navio é a de precisamente, patrulhar e inspeccionar os navios de pesca, tendo a bordo um sistema de dados actualizado por uma linha de satélite directamente ligada à base naval da Irish Naval Service.

E assim me despeço.

Espero que tenham gostado e até à próxima!

------------------------------------------------------------------
Imagens e textos protegidos pelos direitos do autor. Em caso de dúvida contacte-me.
© 2010 por Tiago Neves. Todos os direitos reservados.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Muito Obrigado por comentar!