domingo, 4 de julho de 2010

Nova lancha do Porto de Aveiro - Espinheiro

E pensavam vocês (para quem já sabia) que me tinha esquecido da nova aquisição do Porto de Aveiro, a lancha "Espinheiro" FF-153-AL. Segundo me foi dito, esta lancha chegou ao porto no dia 2 de Julho, deste ano, claro.

Construída pela SAFEHAVEN MARINE, na Irlanda, esta lancha baseada no modelo "Interceptor 42", passa a ser a melhor e mais avançada lancha utilizada actualmente no Porto de Aveiro.

Apesar de ainda não ter tido hipótese de a fotografar a navegar, consegui obter uma fotografia dela no caís onde estão atracadas as outras lanchas dos Pilotos:

Lancha Espinheiro

O local onde se encontra neste momento, no Porto de Pesca Costeira, não é muito propicio a boas fotos, mas fica a promessa de que melhor fotos virão.

Equipada com duas unidades diesel Volvo Penta D9-425 de 6 cilindros com 425HP às 2200RPM, foi o motor escolhido para esta embarcação, tendo em conta o movimento e a área do Porto de Aveiro, sendo capaz de atingir em média cerca de 23 nós de velocidade máxima.

Está também equipada com um sistema de salvamento Jasons Cradle MOB, colocado a estibordo ou bombordo da embarcação, em vez de ser colocado na popa, isto para evitar o perigo de acidentes causado pela rotação das hélices. Este sistema parece um género de rede que serve como escada, no entanto existem outras derivações, como por exemplo uma maca, tudo depende das necessidades.

Deixo aqui umas fotos oficiais do construtor:







O Porto da Figueira da Foz adquiriu também uma embarcação semelhante à do Porto de Aveiro, a que baptizou de "Cabo Mondego". Podemos ver aqui um vídeo das provas de mar filmadas pelo construtor:



Site do construtor:

Espero que tenham gostado. Se tiverem mais alguma informação partilhem!

Até à próxima!


------------------------------------------------------------------
Imagens e textos protegidos pelos direitos do autor. Em caso de dúvida contacte-me.
© 2010 por Tiago Neves. Todos os direitos reservados.

4 comentários:

  1. Tive o prazer de ir ao "bota-abaixo" desta nova embarcação, tirei fotos de todos momentos, mas foram para o departamento, quando as tiver publico-as.
    abraços

    ResponderEliminar
  2. Muito bonito o novo "brinquedo" dos pilotos da Barra, o vídeo está excelente!

    ResponderEliminar
  3. Mais uma vez Parabéns aos pilotos da barra de Aveiro extensivos à APA pela sua nova aquisição, que vem engrandecer a operacionalidade portuária, nomeadamente em dias de mau tempo e agitação maritima na barra.
    As modernas lanchas de pilotos são uns autênticos "boat-pulmans".
    Saudações maritimo-entusiásticas
    Rui Amaro - Blogue O Piloto Prático Douro e Leixões.

    ResponderEliminar
  4. Muito obrigado a todos pelos comentários!

    ResponderEliminar

Muito Obrigado por comentar!