terça-feira, 13 de julho de 2010

Entrada do Navio Brites

Ontem, por volta das 16:42h, em plena preia-mar, já se via no horizonte o grande bacalhoeiro português "Brites", um arrastão construído nos Estaleiros de S. Jacinto em 1971. Desta vez este bacalhoeiro volta dos mares da Terra Nova e não da Noruega como é hábito.




A lancha dos pilotos "Triângulo" que estava de serviço.


Buzinando freneticamente, como já não ouvia há muito tempo, o navio ia navegando pelo canal com toda a tripulação desejosa de voltar para as suas famílias.

O som grave e profundo das máquinas destes antigos bacalhoeiros dá outra vida a uma entrada, algo que não se pode apreciar em navios mais recentes, ou na entrada de outro tipo de navios. Isto para não falar no familiares que se reunem ou no Forte da Barra, ou na Barra para assistir à entrada. É outro espírito, uma alegria que gostaria de ver por muitos mais anos, afinal foram estes navios que deram o ser à terra, e que continuam a animar as gentes.




A lancha da "Polícia Marítima" a navegar a estibordo do navio, provavelmente para fiscalizar as pequenas embarcações de pesca que se encontravam no local.



E é com esta última foto do navio já a dirigir-se para o Caís dos Bacalhoeiros e com a bela terra de S. Jacinto como pano de fundo, que me despeço. É sempre com grande orgulho que assisto à entrada e saída destes gigantes dos mares, que apesar das dificuldades, lá se vão aguentando e lutando contra a "maré".

Só a título de curiosidade, deixo aqui uma reportagem da autoria da SIC, sobre uma saida do brites para a Noruega em 1994:

Espero que tenham gostado!

Até à próxima.

------------------------------------------------------------------
Imagens e textos protegidos pelos direitos do autor. Em caso de dúvida contacte-me.
© 2010 por Tiago Neves. Todos os direitos reservados.

5 comentários:

  1. Grande Tiago!
    recordar é viver, entrei esta Barra pelo menos 36 vezes, obrigado pela reportagem!

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigado!

    Ainda foram muitas entradas e certamente que todas elas foram especiais!

    Como sempre, obrigado pela visita!

    ResponderEliminar
  3. Pois valeu a pena rever este video, pois o meu pai andou por lá 18 anos e as entradas eram sem duvida uma alegria...ao contrario das saidas, embora que no tempo do meu velhote ele ia quase sempre para meio ano.
    valeu
    abraço

    ResponderEliminar
  4. Boas Orlando,

    Olha que desta vez a viagem não andou muito longe disso.

    Cumprimentos!

    ResponderEliminar
  5. Excelente registo do regresso do BRITES. Um dos sobreviventes da antiga frota portuguesa. Os milhões da União Europeia transformados em subsídios ao abate de navios foram um incentivo ao estado a que se chegou...

    ResponderEliminar

Muito Obrigado por comentar!