quarta-feira, 5 de maio de 2010

Salinas de Aveiro e lancha dos pilotos

No mesmo dia da entrada do Santa Maria Manuela, o rebocador que esteve ao serviço foi o Salinas de Aveiro, o meu favorito do Porto de Aveiro.

Podem ver mais fotografias deste pequeno guerreiro em pleno serviço: clicar aqui

Deixo aqui uma foto na sua saída para ir escoltar o SMM no dia 2 de Maio:



Antes da saída do Salinas, tinha saído também a lancha com o piloto para o SMM.





Sempre a topo! Não há tempo a perder. O trabalho de grande responsabilidade dos Pilotos do nosso Porto, não deixa de ter o seu estilo.




A voltar depois de ter cumprido a sua missão! É sem sombra de dúvidas, uma das lanchas mais bonitas que os Pilotos do Porto de Aveiro possuem neste momento.

Espero que tenham gostado! Vão comentando, é sempre bom ouvir as vossas opiniões e sugestões.

Até à próxima!

------------------------------------------------------------------
Imagens e textos protegidos pelos direitos do autor. Em caso de dúvida contacte-me.
© 2010 por Tiago Neves. Todos os direitos reservados.

11 comentários:

  1. Acompanho o blog do SMM desde o inicio e esta a despertar cada vez mais a minha atenção estas fotos maravilhosas que pessoas como você publicam!
    o meu muito obrigada e os meus sinceros parabéns !

    ResponderEliminar
  2. Muito Obrigado pelo comentário! Realmente o SMM desperta dentro de nós uma grande paixão pelo mar!

    ResponderEliminar
  3. Boas.

    Esperemos que através do SMM, "Creoula" e futuramente "Argus" cada vez mais pessoas descubram o que foi a enorme epopeia da pesca ao bacalhau, e percebam a grandeza humana da mesma. Muitos foram os belos navios que por aqueles mares ficaram, mas já há muita informação disponível pela internet acerca de tudo isto. É tudo uma questão de despoletar o interesse nas pessoas, e os 3 cisnes brancos por certo vão ajudar.

    Atentamente,
    www.caxinas-a-freguesia.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
  4. Muito Obrigado pelo comentário António!

    É bem verdade o que disse, mas na minha opinião de marinheiro de água doce, penso que ainda faz falta algo mais centrado e repleto de informação sobre o assunto. Com a chegada das novas tecnologias, julgo que seria de todo o interesse haver um portal onde se pudessem ler opiniões de pessoas ligadas ao mar, às pescas, ler publicações de artigos, fotografias etc. Apesar dos livros serem muito interessantes de folhear, as pessoas dão preferência aos conteúdos multimédia, a Internet etc. Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades.

    Só por curiosidade, no outro dia estava a vaguear a net por filmes sobre a pesca do bacalhau e deparei-me com o seu excelente blog, que num post sobre o assunto reunia várias obras escritas e filmes feitos. Pena que, tal como referiu, parte dessas obras se encontrem esgotadas, ou mesmo impossíveis de encontrar... Um filme que tentei há pouco tempo arranjar, foi o documentário feito pela National Geographic "The Lonely Dorymen: Portugal's Men of the Sea", no entanto depois de ter entrado em contacto com a NG disseram-me que o filme ainda não tinha sido convertido para formato digital, para ser depois posto à venda.

    Ontem arranjei um DVD com um documentário feito pela RT2 sobre a pesca do bacalhau, onde se vêm os franceses na pesca do bacalhau à linha, e mais tarde algumas cenas com navios portugueses, onde até figura o ilustre Argus.

    Esperemos que o interesse por estes assuntos se mantenha e vá crescendo, para ver se algumas obras voltam a ser publicadas.

    Cumprimentos e volte sempre!

    ResponderEliminar
  5. Boas Tiago.

    Fui agora ver o detalhe da tua idade e vejo que és 14 anos mais novo que eu. Isto porque me apraz muito ver pessoas novas tão interessadas nos assuntos do mar. Precisamos de muita gente assim em Portugal, pois sem mar nunca seríamos nada na História e pouco seremos no Futuro.
    A ideia de um portal totalmente ligado à pesca do bacalhau e assuntos do mar é excelente, mas tal tem custos e requer muita dedicação. Digo isto porque tenho imenso material recolhido não só sobre a pesca do bacalhau, mas também barcos tradicionais e seu estudo, em Portugal e no resto da Europa. Enfim, imenso material, fruto de muita paixão por estas coisas, que daria uma enorme base de dados, mas duvido que me permitissem colocar tudo num website, pois os direitos de autor poriam muita gente aos berros. Por isso muitos de nós lá vamos fazendo umas coisas com os blogs, mas seria muito bom um portal oficial "do bacalhau" "dos barcos tradicionais", etc.
    Há um par de anos também contactei a NG para adquirir "The Lonely Dorymen", e responderam-me também que de momento o filme aguardava digitalização para o comercializar. Pelo que dizes, é continuar à espera. Possuo um par de versões do filme, convertidas de VHS, mas espero ter um dia o original.
    Tinha eu iniciado o blogue há uns 6 meses e em busca de filmes, dei com o "The White Ship", de 15 minutos sobre uma campanha do "Manuela" em 1967 (por certo conheces este filme). Por sorte, para além da NFB ter o filme para venda, uma pequenina loja de música e filmes em St. John´s também o tinha à venda. Fiquei todo contente, encomendei e passadas 7 semanas lá chegou cá à Polónia. Já nem dormia a pensar no filme que nunca mais chegava e seria um tesouro sem preço para mostrar ao meu pai, ele que andou 8 anos ao bacalhau. Tive-o em inícios de Março de 2008 e depois de escrever sobre ele, passados meses surgiram mais e mais referências a ele, até que o "Patricioclan" o colocou online. Foi excelente, pois divulgou e muito o "Manuela" e a pesca do bacalhau.
    Esse DVD que referes da RTP2, se puderes, depois dá-me mais detalhes sobre ele, pois não estou certo sobre qual será.
    Amanhã, cá estarei de olhos postos na missa papal em Lisboa, a ver se vislumbro os nossos bacalhoeiros de braço dado.
    Se preferires, podes escrever-me para o email cachinar@sapo.pt

    Um abraço,
    António Fangueiro

    ResponderEliminar
  6. Muito obrigado pelo interesse António!

    Vou contacta-lo por email, porque há assuntos que são melhor tratados dessa forma.

    ResponderEliminar
  7. Amigo Tiago
    Sabe-me dizer o nome dessa lancha de pilotos, que já deve ter uns aninhos, pois cheguei a vê-la mas não me recodo do nome.
    Obrigado
    Saudações maritimo-entusiásticas
    Rui Amaro

    ResponderEliminar
  8. Boas Rui,

    Infelizmente também não sei o nome, mas posso tentar descobrir. Mal saiba publico aqui!

    Cumprimentos!

    ResponderEliminar
  9. Amigo Rui,

    Como lhe tida prometido, a não ser que tenha mudado de nome, a lancha em questão chama-se "Triângulo".

    Cumprimentos!

    ResponderEliminar
  10. Amigo Tiago
    Obrigado pela informsção.
    A TRIANGULO pelo que tenho visto, deve ser a lancha de pilotos mais pequena do mundo, exceptuando-se algumas lanchas/botes tipo Zebro, como há no Douro/Leixões.
    Deviam-na candidatar-se ao GUINESS!
    Saudações maritimo-entusiasticas
    Rui Amaro

    ResponderEliminar
  11. É verdade! Segundo li, parece que adquiriram uma lancha nova, mas ainda não tive tempo para confirmar se é realmente verdade:

    http://pilotandsea.blogspot.com/

    Cumprimentos,
    Tiago Neves.

    ResponderEliminar

Muito Obrigado por comentar!