terça-feira, 9 de março de 2010

Ship Simulator 2008


Sim, é um jogo para computador. Não, não é um jogo qualquer de miúdos. Este é, talvez, o único simulador de pilotagem de navios no mundo, acessível ao público com o mínimo de qualidade, quer a nível gráfico, quer a nível de física e interactividade. Apesar da nova versão estar quase aí à porta, gostava de falar um pouco sobre este jogo que nos tempos mortos me vai entretendo.

Criado pela VSTEP, uma empresa sediada em Roterdão, a mesma cidade do maior Porto de toda a Europa, este jogo foi criado desde o inicio para proporcionar aos entusiastas o maior divertimento, sem que se perca a noção da realidade e do que se pode fazer na vida real.

Possui cerca de 30 embarcações, que vão desde a lancha dos pilotos ao maior dos petroleiros a navegar por esses mares fora, passando por rebocadores, navios de carga, um navio
de pesca, o Titanic, cruzeiros entre outros. A maioria destes modelos 3D são baseados em navios reais, tais como o Titanic, Fairmount Sherpa, Bugsier 2, Jumbo Javelin, Pride of Rotterdam etc. Os outros, por motivos de direitos de autor, não são totalmente baseados, contudo possuem muitas semelhanças com navios reais, isto porque é necessária uma grande colaboração por parte das empresas e nem sempre há essa disponibilidade.
O aspecto gráfico é dos melhores que podemos encontrar, permitindo-nos desfrutar do navio, bem como de toda a paisagem.

Os Portos disponíveis são:

  • São Franciso, EUA
  • Nova Iorque, EUA
  • Padstow, Cornwall
  • The Solent, England
  • Roterdão, Holanda
  • Hamburgo, Alemanha
  • Marselha, França

Temos também à nossa disposição opções de controlo do ambiente, onde podemos optar por Sol e mar chão, ou então ondas de 4m com chuva, vento forte e nevoeiro, para dificultar a navegação.


Para controlar os navios temos à nossa disposição, a roda do leme (claro), controlo da rotação da máquina principal, os propulsores de proa/popa, buzina e azipods quando os navios os possuem. O radar ainda não se encontra bem desenvolvido, o sistema AIS funciona, e apesar das suas limitações ajuda na navegação e manobras, e ainda dispomos apenas de alguma informação como profundidade, velocidade, danos, rotação da máquinas, coordenadas etc.

É claro que é tudo muito básico, mas não nos podemos esquecer que não é um simulador profissional, e que o público alvo são entusiastas e pessoas que não têm muitas das vezes as noções básicas de marinharia necessárias.

Bem, há coisas que só mesmo experimentando, por isso aconselho a experimentarem o demo deste jogo:

Ship Simulator 2008 Demo

A minha intenção não era fazer uma análise profunda ao jogo, mas antes deixar aqui uma ideia de que se trata de um jogo muito interessante e que vale a pena dar uma vista de olhos!

Site do Ship Simulator 2008:
Site do fórum:
Se optarem por comprar o jogo aconselho este site e a edição de coleccionador:
Deixo aqui também um pequeno vídeo de humor que fiz e que coloquei no fórum do jogo:



Com o sucesso que a versão "normal" teve, esta empresa apostou num simulador profissional para formação de oficiais, o que já lhe garantiu vários prémios e distinções.

Site da versão profissional:

Espero que tenham gostado!

Até à próxima!
------------------------------------------------------------------
Imagens e textos protegidos pelos direitos do autor. Em caso de dúvida contacte-me.
© 2010 por Tiago Neves. Todos os direitos reservados.

2 comentários:

  1. Bons dias Tiago

    Onde se pode adquirir este jogo?
    Tenho andado a procura nas lojas e não encontro.

    ResponderEliminar
  2. O ShipSim 2008, que já é a versão antiga, pode ser comprado online no site oficial:

    http://www.shipsim.com/products/shipsimulator2008

    Não sei se será um jogo muito fácil de encontrar em lojas físicas.

    Obrigado pela visita!

    ResponderEliminar

Muito Obrigado por comentar!