quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Vídeo - 1966 - Pescadores Portugueses nos Grandes Bancos da Terranova

Do blog "Caxinas... de a Freguesia." chega-nos um excelente vídeo intitulado - 1966 - Pescadores Portugueses nos Grandes Bancos da Terranova... com legendas.



Descrição retirada do blog:

Documentário emitido pelo Canal 3 da Terranova, e elaborado pela CBC de St. John´s. Curiosamente narrado em inglês por um pescador oriundo da Póvoa de Varzim, este filme tem por "base" o navio-motor "Vila do Conde", e descreve em pormenor a relação dos pescadores portugueses com a cidade de St. John´s. É filmado no ano de 1966, data essa de fácil conclusão, visto o narrador mencionar que o seu navio "Vila do Conde" tem 11 anos, ou mesmo pelas dramáticas cenas do "Dom Denis" incendiado para afundar.

No ínicio, é abordada a partida de Lisboa e essas imagens parecem ser do mesmo grupo das que fariam o mítico "The Lonely Dorymen" ("Os Solitários Homens-dos-Dóris), da National Geographic, possivelmente um aproveitamento de imagens que não entraram naquele documentário.

Mais um documento de enorme valia, com legendas em português.

Link para o blog:


------------------------------------------------------------------
Imagens e textos protegidos pelos direitos do autor. Em caso de dúvida contacte-me.
© 2012 por Tiago Neves. Todos os direitos reservados.

1 comentário:

  1. Que belo filme. Como filha de um pescador de bacalhau, que trabalhou na terranova, sinto muito orgulho de ver um filme dedicado a todos estes corajosos pescadores. Uma profissão tão dificil e temível, levada a cabo por estes homens tão simples mas tão gloriosos. A todos eles um bem haja.
    Muito obrigado por tão belo filme.

    ResponderEliminar

Muito Obrigado por comentar!