segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Santa Maria Manuela rumo à Inglaterra

O Lugre Santa Maria Manuela, partiu da barra do Porto de Aveiro rumo a Hartlepool na Inglaterra , para aquela que será a primeira viagem de treino deste navio. Como tenho o mau hábito de não ler o Diário de Aveiro, quase que não o via a sair a tempo.

A saída do navio estava marcada para as 15 horas, no entanto pouco passava das 15:30h, quando já se conseguia ver o navio a navegar, e a içar lentamente o pano.




Como é costume, o navio vem sempre acompanhado de várias embarcações.




O pequeno a navegar ao lado do gigante. Esta pequena embarcação, bastante bonita, que navegava ao sabor do vento, criou um contraste muito interessante. É este o grande espírito da nossa Ria.


De serviço estava o rebocador "Espreita", que apenas espreitou a saída, navegando sempre perto do lugre.


Esta é a última fotografia desta espectacular saída do SMM. Infelizmente ainda não foi desta que o fotografei com o pano todo.


Apesar de não ser possível ver pelas fotos que tirei, o navio saiu à barra com o pano quase todo içado, tendo faltado apenas a mezena.

O Santa Maria Manuela irá participar no North Sea Tall Ships Regatta 2010 que se irá começar em Hartlepool no dia 7 deste mês. Mais informações podem ser encontradas na seguinte página:
Segundo o Diário de Aveiro, irão a bordo colegas da Universidade de Aveiro que irão avaliar a capacidade técnica do navio para albergar diversas actividades científicas. Desejo-lhes uma boa viagem, bem como ao resto da tripulação!

Notícia no Diário de Aveiro:
Notícia no blog Marintimidades:
Notícia no portal do Terminal Intermodal:


------------------------------------------------------------------
Imagens e textos protegidos pelos direitos do autor. Em caso de dúvida contacte-me.
© 2010 por Tiago Neves. Todos os direitos reservados.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Muito Obrigado por comentar!