segunda-feira, 23 de maio de 2011

The Portuguese Polaroids by Kent Barrett & Manfred Buchheit

Talvez aqui no blog as redes de arrasto, ou as de emalhar sejam as mais conhecidas, contudo, hoje em dia, há um novo tipo de redes muito em voga, as Sociais.

Neste tipo pesca não existem os problemas das cotas, do tamanho do pescado, da forte fiscalização nem nada se pareça. Mas à parte disso, permitem uma maior comunicação, e partilha de informação entre pessoas de diferentes países, que de outra forma seria impossível, ou pelo menos muito mais difícil.

Na passada Sexta-Feira, um comentário num dos posts sobre o navio Aveirense alertou-me para o facto de que no Facebook tinham sido publicadas fotografias da tripulação do Adélia Maria, actual Aveirense. Estas fotografias foram tiradas muito provavelmente em 1982, no porto de St. John's no Canada, pelos fotógrafos Kent Barrett e Manfred Buchheit, durante uma partida de futebol.

Como comemoração pela visita do Santa Maria Manuela a esse mítico porto, estes dois fotógrafos decidiram tornar público este raro álbum. As imagens foram captadas com uma Polaroid SX-70, que imprimia as imagens na hora, sendo que todas elas foram assinadas pelos respectivos tripulantes.

Depois de trocar algumas palavras com um dos fotógrafos, a quem eu agradeço desde já, as imagens foram devidamente tratadas e publicas num site para que todos possam aceder.

O álbum pode ser encontrado aqui:
- The Portuguese Polaroids by Kent Barrett & Manfred Buchheit
(clicar para aceder)

Espero que gostem deste achado!

Até à próxima.

-------------------------

I would to like to thanks to Kent Barrett and Manfred Buchheit for their work, and time spent in preparing and sharing this amazing album! I hope that some of these men are still alive, and may revive this moment.

Best Regards!

-------------------------

------------------------------------------------------------------
Imagens e textos protegidos pelos direitos do autor. Em caso de dúvida contacte-me.
© 2010 por Tiago Neves. Todos os direitos reservados.

3 comentários:

  1. Caro Tiago, excelente história e Parabens aos autores das fotos por partilharem, porque infelizmente há quem goste de ver de guardar etc, mas poucos gostam de partilhar.
    Abraço
    manuel

    ResponderEliminar
  2. Boas.

    Um excelente achado sem dúvida o desta colecção. Vejo que mesmo em 1982 a velha tradição dos nossos pescadores fazerem uma partidinha de futebol no cais de St. Johns se mantinha.
    Julgo que estas fotos dariam uma excelente exposição! O formato polaroid enriqueceu ainda mais estes "auto-retratos".

    Atentamente,
    www.caxinas-a-freguesia.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
  3. Muito obrigado pelos comentários!

    É verdade, tenho pena que haja por ai muita fotografia, que devidamente cuidada, poderia aparecer na Internet, ou noutros locais de acesso público.

    Os autores foram super porreiros em tratar as fotos, e em fazer upload para outro local fora do facetruque.

    Abraço!

    ResponderEliminar

Muito Obrigado por comentar!