domingo, 7 de julho de 2013

Uma viagem na Praia da Costa Nova - Parte II - De volta a S. Jacinto

Se bem me lembro, da última vez que vos escrevi, a lancha estava atracada em S. Jacinto. Bem, é mais ou menos por aí que irei continuar.

Para quem não leu o último post, no passado dia 24 de Junho de 2013, pude viajar na renovada lancha "Praia da Costa Nova" desde da marina do Jardin Oudinot até ao jardim do Rossio, onde a lancha tem o seu cais de atracação.


Todos a bordo,  e lá seguimos, com alguma agitação, devido ao forte vento, em direção a S. Jacinto, repetindo mais ou menos a mesma rota que a lancha fazia há alguns anos atrás.



S. Jacinto, que bela terra! Apesar de já a ter visitado várias vezes, algumas para almoçar na famosa Peixaria, parece que chegar nesta lancha dá-lhe outro toque, outra emoção!


Manobrando para atracar por estibordo, no antigo cais.



Todos ajudavam na atracação da "Praia da Costa Nova".


 Sendo o mestre da lancha o antigo mestre do rebocador "Foz do Vouga", nada havia a temer, afinal, foram muitos anos "a assar frangos à beira da autoestrada".



 Tudo nos conformes, era altura de tirar alguns minutos de folga, e visitar um pouco esta bela terra, a Terra Mãe da "Praia da Costa Nova".

É de salientar que há já vários anos a lancha não visitava S. Jacinto, sendo até, que já se pensava que nunca mais visitaria. Foi preciso a audácia de dois jovens, o Paulo e o Gustavo, para que este sonho se tornasse realidade.

 É chegada a hora da partida. E aí vamos nós em direção ao Canal das Pirâmides.


 S. Jacinto fica para trás, juntamente com o que resta do que foi um dos melhores estaleiros nacionais, os Estaleiros de S. Jacinto, uma obra visionária de Carlos Roeder. Foi lá que esta lancha foi construída, e era maioritariamente este estaleiro que ela servia, transportando a grande maioria dos seus trabalhadores.



Mas como na vida o passado apenas serve para aprender, e é no presente que se vive, era altura de festejar este feito! Um espumante fresquinho para animar e celebrar esta obra de arte.


 Passando junto à EPA, a Empresa de Pesca de Aveiro, que em Aveiro apenas mantém a sua sede, sendo que os seus navios operam apartir de Espanha, do Porto de Vigo.


 



Um passeio espetacular, que toda a gente pode e deve de repetir, e que nos mostra realmente a beleza da Cidade de Aveiro e o potencial turístico da mesma.



Será que passa? Claro que sim! Está tudo sob controlo.

 

Algum do movimento habitual, e que com a chegada do Verão, irá aumentar e animar ainda mais a Ria.
 

Convém baixar as cabeças para passar por debaixo da ponte da A25.... :-)
 
 

 

 


É aqui, sim aqui, que se vê o porquê de se dizer que Portugal é um país do Mar. Não é em auditórios, ouvindo filósofos do Mar, ou discutindo cenários hipotéticos. É efetivamente Concretizando! E concretiza-se como? Com uma legislação digna de um País que se afirma como sendo marítimo, com aproximadamente dezassete vezes mais água que terra. É tomando conta do seu património, das suas gentes, da sua cultura. É facilitando a reconstrução de toda uma frota que se encontra em fase terminal, e de uma indústria que carece rapidamente de um porto seguro, pois capacidade Nós temos!



Não se esqueçam, esta maravilhosa viagem pode ser repetida vezes sem conta, por qualquer pessoa!

Cabe-nos a nós manter a chama acesa, e fazer uso deste recurso que o Gustavo e o Paulo tanto cuidado tiveram em trazer de volta à vida. Ficam aqui os contactos:

 
Espero que tenham gostado!
 
Até à próxima.
------------------------------------------------------------------
Imagens e textos protegidos pelos direitos do autor. Em caso de dúvida contacte-me.
© 2013 por Tiago Neves. Todos os direitos reservados.

1 comentário:

  1. Excelente! quanto às viagens não sei se ja começaram, no dia 29 de junho esperei desde as ).00h até às 10:30h que foi quando a lancha apareceu no rossio,já perguntei no faebook mas não responderam, vamos lá ver se um dia destes consigo fazer a viagem Aveiro - São Jacinto.

    ResponderEliminar

Muito Obrigado por comentar!