sexta-feira, 12 de julho de 2013

Os Estaleiros Tersan, na Turquia

Apesar da crise que tanto se fala, o mundo não para. Os produtos continuam a circular, e cada vez mais, por via marítima, continuam a existir plataformas petrolíferas, parques eólicos "plantados" no Mar, peixe que continua a ser pescado, etc. E porquê falar nisto tudo? Porque para que essas coisas todas funcionem, é preciso que existam navios. Navios esses mais ou menos complexos, dependendo da operação, e que precisam de ser construídos, reparados, e quem sabe até convertidos. No seio disso tudo estão os estaleiros navais, área em que Portugal já deu cartas, e com grande reconhecimento.

Contudo, e porque já no tempo das Naus de Pau, se gastavam mal as riquezas, hoje, Portugal apenas tem uma amostra daquilo que é capaz.

Os tempos evoluem, e hoje vemos estaleiros com poucos anos de existência a construir o futuro. Um bom exemplo disso são os Estaleiros Tersan, na Turquia, que têm dado cartas na construção dos novos arrastões Noruegueses. No entanto, apesar dos navios serem desenvolvidos do outro lado do mundo, na Noruega, é na Turquia que estes confiam a construção dos mesmos.

Já tivemos oportunidade de ver aqui, no blog, o lançamento do "Havbryn", no entanto, os estaleiros Tersan não param e já lançaram mais dois, o "HAVSTRAND" e o "VOLSTAD", para dois armadores noruegueses.

Arrastão Popa Havstrand

Arrastão Popa Havbryn

Arrastão Popa Volstad

Fica aqui um vídeo promocional feito pelo Estaleiro, que mostra um pouco como são construídos os navios, e que vale bem a pena ver.



Espero que gostem, e até à próxima!


------------------------------------------------------------------
Imagens e textos protegidos pelos direitos do autor. Em caso de dúvida contacte-me.
© 2013 por Tiago Neves. Todos os direitos reservados.

1 comentário:

  1. O filhas da puta fecharam os estaleiros todos, o povo é parvo...

    já quase não há barcos portugueses.

    ResponderEliminar

Muito Obrigado por comentar!