quarta-feira, 6 de março de 2013

Explosão em navio ao largo do Cabo Espichel [Atualizado]

O navio tanque “Harbour Krystal”, com bandeira das Bahamas, 116 metros de comprimento e 18 tripulantes a bordo sofreu hoje uma explosão, pelas 08h12, quando se encontrava a navegar a 13 milhas a sudoeste do Cabo Espichel transportando  uma carga de oito mil toneladas de nafta (um derivado do petróleo). Registado na zona de proa do navio, o acidente provocou a deflagração de um incêndio e danos na estrutura do navio, tendo sido dado como desaparecido um elemento da tripulação, de nacionalidade filipina.

Alertado às 08h34, o Centro de Busca e Salvamento Marítimo (MRCC Lisboa) assumiu de imediato a coordenação das ações de apoio e de busca e salvamento, tendo sido empenhados na missão a Corveta Jacinto Cândido, um salva-vidas da estação salva-vidas de Sesimbra e um Helicóptero EH 101 Merlin da Força Aérea Portuguesa, bem como dois navios mercantes que se encontravam nas proximidades. Simultaneamente foi lançado o alerta a toda a navegação na área.


Até ao momento não se verificou qualquer derrame da carga e o incêndio a bordo está controlado. O navio não tem, para já, autorização de entrada no Mar Territorial Português e neste momento pondera-se o envio de equipas da Direção Geral dos Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) e da Direção-Geral da Autoridade Maritima (DGAM) de modo a efetuar inspeções técnicas a bordo. As condições de Mar no local são adversas com ondulação de 4 metros do quadrante de Sudoeste.


Fonte: Marinha Portuguesa


------------------------------------------------------------------
Imagens e textos protegidos pelos direitos do autor. Em caso de dúvida contacte-me.
© 2013 por Tiago Neves. Todos os direitos reservados.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Muito Obrigado por comentar!