terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Acompanhe o Gazela Primeiro

O mais que conhecido lugre-patacho "Gazela Primeiro", é, tão somente, o único sobrevivente vivo, construído em madeira, da nossa imensa frota de pesca à linha do Bacalhau. 

Contudo, este já não se encontra entre nós, Portugueses, isto porque em 1971 o Museu Marítimo de Filadélfia adquiriu o navio, e em 1985 este passou para a posse de um grupo de amigos, uma organização sem fins lucrativos chamada de Philadelphia Ship Preservation Guild. Trata-se de uma das mais belas formas de se preservarem navios históricos, recorrendo à mão de obra dos voluntários que dedicam horas de trabalho à manutenção e preservação destes navios, bem como da sua cultura. E diga-se, que excelente trabalho!

Esta fundação, apesar de dispor de um site próprio, costuma publicar fotografias dos trabalhos feitos a bordo do Gazela, para que todos possam apreciar no serviço online flickr. E é com estas imagens que vos deixo hoje, espero que gostem:
Até à próxima!


------------------------------------------------------------------
Imagens e textos protegidos pelos direitos do autor. Em caso de dúvida contacte-me.
© 2013 por Tiago Neves. Todos os direitos reservados.

2 comentários:

  1. Olá Tiago,
    O meu profundo agradecimento pela referência ao lugre-patacho Gazela, que muito orgulhosamente represento em Portugal, a convite do Presidente da Philadelphia Ship Preservation Guild.
    O Gazela é um navio notável, com um passado anglo-luso-americano, que já conta 175 anos de história.
    Revi algumas imagens e por lá encontrei o amigo luso-americano Tony Souza, a bordo de um dos dóris e o Eng. Ribau Esteves, que foi o convidado especial para estar presente na parada anual de grandes veleiros, que teve lugar em Maio no porto de Nova Iorque.
    E muito trabalho efectuado por largo número de voluntários, na mais recente modernização do navio, para que possa usufruir de condições de navegabilidade com vista a poder viajar até Aveiro, logo que possível, correspondendo ao sonho dos responsáveis da Associação, vai já para alguns anos.
    Pode igualmente ser visto o rebocador Jupiter, que também se encontra sob o cuidado da Associação, recebendo idêntico cuidado e tratamento tal qual o Gazela.
    Se tiver acesso às fotos da parada de veleiros antes referida de 2012, pode verificar que no mastro da mezena, como quase sempre acontece, continua e esvoaçar a bandeira portuguesa.
    Um grande abraço e obrigado,
    Reinaldo Delgado

    ResponderEliminar
  2. Boas amigo Reinaldo,

    Peço-lhe desculpa pela resposta tardia.

    Realmente é um belo navio, e sendo assim, muito bem representado em Portugal! Digo-lhe já.

    Tenho sempre acompanhado as suas incessantes pesquisas, bem como todo o trabalho a bordo realizado pelos voluntários. É uma forma muito interessante de se manter e preservar um navio deste género. Era algo que gostava de ver aplicado e Portugal, e que ao contrário do que cá se pratica com os nossos exemplares, não cria cria uma parede que nos separa destes meninos, que tanto gostamos.

    Espero então que um dia possa vir a Portugal! E, principalmente, a Aveiro! Seria um sonho tornado realidade, imagine só.

    Muito obrigado pela visita. e volte sempre!

    Forte Abraço,
    Tiago Neves.

    ResponderEliminar

Muito Obrigado por comentar!