segunda-feira, 9 de maio de 2011

Carregamento do Pórtico no Porto de Aveiro

Ainda o pórtico não tinha deixado o solo há muito tempo, e já o blog "Estivadores de Aveiro" publicava a notícia quase em directo, com uma fotografia ilustrativa do acontecimento. Aconselho a visita ao mesmo para acederem a toda a informação, bem como a outros posts sobre este assunto.

Pouco passava das 11h da manhã de hoje, quando as duas gruas do navio deram inicio à carga do pórtico para bordo. Esta operação, dada a sua dimensão, é algo demorada, sendo que todas as medidas de segurança precisam de ser tomadas, e verificadas a cada passo dado.

Por volta das 14h, o panorama era este:



À medida que a grua ia sendo movimentada, o lastro do navio tem de ser ajustado para que o crucial equilíbrio do mesmo sem mantenha, pois caso contrário as consequências seriam desastrosas.


Uma das gruas que sustentava o pórtico.






Uma perspectiva das duas gruas, onde se pode ver que o pórtico está efectivamente suspenso, sem ainda tocar o convés do navio.




Já na parte final, isto por volta das 15:35h.


Na imagem acima podemos ver o estabilizador montado no costado do navio, bem como a outra extremidade do pórtico.



Apesar de ainda não estar assente no convés, esta será a posição final do pórtico. E é com esta última fotografia que me despeço.

Esperemos agora que o navio saia, rumo ao Porto de Séte, na França, para que se possa fotografar a sua saída, como é habitual aqui no blog.

Deixo aqui também um pequeno vídeo do "Jumbo Javelin", um navio muito semelhante ao "Fairplayer", mas que pode ser pilotado no simulador da VSTEP - Ship Simulator Extremes, que recomendo vivamente.



Espero que tenham gostado e até à próxima!


------------------------------------------------------------------
Imagens e textos protegidos pelos direitos do autor. Em caso de dúvida contacte-me.
© 2010 por Tiago Neves. Todos os direitos reservados.

3 comentários:

  1. Amigo Tiago, espectaculares fotos, e sem dúvida uma operação fantastica daquelas que eu gosto. Agradêço-te o facto de partilhares este acontecimento espero que o porto de Aveiro possa em breve exportar mais um portico, seria bom para a economia do nosso País.
    Um Abraço
    Manuel

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigado Manuel! Esperemos que sim, é bom sinal, e sempre vai dando para ter "reportagens" como esta.

    À partida irá sair dia 12 deste mês, por isso, se tudo correr bem, lá estarei!

    Abraço.

    ResponderEliminar
  3. que grandiosidade :O
    gostaria de ter assistido... :(

    pode ser que volte

    ResponderEliminar

Muito Obrigado por comentar!