quinta-feira, 21 de abril de 2011

Que pórtico tam grande...

O Terminal Norte do Porto de Aveiro tem dado que falar nestes últimos dias, pois junto à rampa Ro-Ro, ou onde se encontrava o Ilha Azul, está a ser construído um enorme pórtico para carga/descarga de contentores.

Este pórtico esta a ser construído pela Eurocrane, uma empresa Portuguesa dedicada a este tipo de equipamentos de elevação, e que já conta com um vasto historial no ramo.

O Porto de Séte, no sul de França será o feliz destinatário. No entanto, antes que esta pesadíssima estrutura chegue a esse lado de França, muito terá que ser feito, passando pelo transporte por via marítima.

Ao contrário do que se possa pensar, não temos assim tantas opções para este tipo de transporte, sendo que a escolhida foi a holandesa Jumbo Shipping, especialista em "Heavy Lifting", e com uma vasta frota de navios. A título de curiosidade, é das poucas empresas que possui um modelo virtual de um dos seus navios, o Jumbo Javelin, num simulador de navegação o Ship Simulator 2008. Daí o meu espanto quando vi que tinham escolhido um navio da mesma classe para transporte desta estrutura, o navio Fairplayer.

O Fairplayer pertence à classe J1800, com capacidade para elevar até 1800 toneladas, com as suas duas enormes gruas Huisman amarelas com capacidade para 900 toneladas cada.

A visita deste tipo de navios ao nosso porto é extremamente rara, sendo que o SE Panthea, que transporta as pás das eólicas, é dos poucos a cá passar. Por isso, e com a ajuda do amigo Orlando do blog dos Estivadores, consegui algumas fotografias deste raro momento.

O Fairplayer chegou no dia 12 deste mês, no entanto esteve bastante tempo a efectuar testes de estabilidade antes de atracar no local onde se encontra agora:

Fairplayer



Deixo aqui um vídeo do blog dos Estivadores, com a manobra de atracação deste gigante:



navio fairplayer
As duas gruas Huisman.

navio fairplayer

O pórtico propriamente dito:

portico Aveiro
Cerca de 1000 toneladas de metal, prontinhos para deslizarem para mais junto do navio, e serem içados pelas duas gruas do navio.










A placa que nos diz para quem é este gigante pórtico. Porto de Séte, no Sul de França! ui!

Voltando ao Fairplayer, pois afinal isto é um blog de navios e não de gruas ou pórticos, é interessante realçar que este navio dispõe, para manobras, de dois impulsores à proa de 1500kW cada, e um propulsor azimutal retráctil (a meio do navio) de 1700kW, que lhe permite uma manobrabilidade bastante grande, tendo em conta o seu tamanho. Conta ainda com 9000kW de potência das duas máquinas principais, MaK 9M32C, com duas hélices de passo variável. Possui um sistema de posicionamento dinâmico Kongsberg Simrad SDP 21.

Para um navio poder içar este tipo de estruturas, é necessário um grande cuidado em ajustar o lastro do mesmo, para que não hajam desequilíbrios, podendo provocar algum acidente, pois não nos podemos esquecer que as gruas não estão assentes em chão firme. Eventualmente, e dependendo do tipo de carga, o Fairplayer poderá ser equipado com estabilizadores como o que vemos na imagem:



Todo o processo de carga do pórtico será feito muito lentamente, podendo mesmo levar um dia inteiro para que aconteça, e esta operação estará prevista para dia 30, mas não há ainda confirmação.

Informações técnicas sobre o navio:
Ship-Technology:
Blog dos Estivadores:


Por hoje é tudo! Espero voltar com mais notícias e mais fotografias.

Até à próxima!
------------------------------------------------------------------
Imagens e textos protegidos pelos direitos do autor. Em caso de dúvida contacte-me.
© 2010 por Tiago Neves. Todos os direitos reservados.

2 comentários:

  1. Olá Tiago,
    o post ficou um espectáculo.
    E as fotos também ajudam a perceber o que está a ser feito por aqui no Porto de Aveiro.
    Continuação de bom trabalho.
    Abraço
    Orlando Miguel08

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigado principalmente a ti, ao costelas não que só gozava.

    Vamos ver se o apanho a sair com este monstro às costas xD

    Cumprimentos!

    ResponderEliminar

Muito Obrigado por comentar!