quinta-feira, 31 de março de 2011

Entrada do Praia de Santa Cruz

Ontem, como esperado, por volta das 14:05h já se podia ver no horizonte o gigante vermelho e branco a navegar lentamente em direcção ao seu destino.

Depois de uma viagem bastante curta, cerca de 77 dias, já cá temos de novo este nosso arrastão, que até teve de ir a terra durante um pequeno período de tempo por problemas mecânicos.



O dia revelou-se bastante cinzento, mas calmo, apesar de que muito perto da altura do desembarque das tropas começou a chover, como que para "abençoar" a chegada.



Quando o navio passa, lá os familiares correm para os carros para o acompanhar durante a passagem no caís dos bacalhoeiros, e para tentarem arranjar os melhores lugares para estacionar junto da respectiva ponte-cais. No paredão também se avistavam algumas pessoas, mas nada do outro mundo, pois afinal, é um comum dia de trabalho.



Desta vez o rebocador "Salinas de Aveiro" não foi o escolhido, e o maior mas menos potente "Monte da Lapa" cumpriu a sua missão.

Se reparem já só vemos 4 mastros, que são os do SMM, visto que o "Argus" aparenta estar na doca seca da NavalRia, ou pelo menos os seus mastros assim o denunciam.


Como sempre o "Espreita" a puxar a popa do Praia, para que este fique atracado como é habito.



Aguenta...




E é com esta última fotografia que me despeço.

Foi mais uma chegada de um dos nossos resistentes navios que ainda vai navegando nos mares da Noruega para nos trazer o fiel amigo. Esperemos que assim se mantenha por mais tempo, e que um dia voltemos a ver navios de pesca a serem construídos cá.

Espero que tenham gostado!

Até à próxima.
------------------------------------------------------------------
Imagens e textos protegidos pelos direitos do autor. Em caso de dúvida contacte-me.
© 2010 por Tiago Neves. Todos os direitos reservados.

3 comentários:

  1. Boas Tiago.

    Excelente reportagem de mais uma arribada a Portugal. É bonito ver ainda o que resta de uma frota da pesca longínqua. E os 4 mastros ali perto a recordar a grandeza "daquela" frota.
    Vamos lá ver o que se anda a passar com o "Argus" então.

    Atentamente,
    www.caxinas-a-freguesia.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
  2. Boas António!

    Muito obrigado pelo comentário.

    É verdade, será que se está a dar inicio à recuperação do Argus? Ou serão apenas medidas preventivas? Vou tentar saber.

    Cumprimentos!

    ResponderEliminar
  3. Olá Tiago!

    Sempre que passo pelo teu blog e vejo estas fotos, recordo os tempos aureos da frota de pesca longínqua em que quase todas as semanas entravam e saíam navios para a pesca,em que esse cais dos bacalhoeiros tinha vida,hoje está "moribundo" restam poucos navios, já não é o que era, enfim sinais do tempo.

    cumprimentos!

    ResponderEliminar

Muito Obrigado por comentar!