segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Um Domingo no Cais

Esta é uma das poucas alturas que vale mesmo a pena passar no cais dos bacalhoeiros na Gafanha da Nazaré.

A quantidade de navios atracados no porto faz esquecer por momentos a crise que se instalou há já bastante tempo na pesca, a tal desmaritimização que Luis Miguel Correia tanto refere no seu blog, que de uma forma mais generalizada, resume todo este problema numa só palavra. Não é só a perda de frota e de capacidade técnica, mas sim o virar costas a algo que nos podia ter dado mais. O Mar, ao contrário do que se possa pensar, não é nem vai ser a solução, mas é uma ajuda bastante grande, e é algo que sempre esteve bem presente na nossa cultura.

O tão importante "talent de bien faire" esteve e ainda está bem presente por esse país fora, tendo sido graças a esta filosofia que, por exemplo, alguns dos nossos estaleiros sempre foram bem reconhecidos por esse mundo fora!

Deixemos de ver Portugal como um país na cauda da Europa. Passemos a ver Portugal como um país no centro do mundo, um pais que liga dois continentes, uma das entradas para a velha Europa.

Passemos então as fotografias para alegrar o espírito.


Por ordem podemos ver os lugres "Argus", "Santa Maria Manuela", o arrastão da Pascoal o "Pascoal Atlântico", o "Lutador", e da esquerda para a direita, "Praia da Ericeira", "Murtosa" e "S. Rafael".


E continuando a demanda, os três já referidos, o "Brites" que chegou há dias, "Aveirense", "Praia de Santa Cruz" e "Joana Princesa".

Espero que tenham gostado e até à próxima!

------------------------------------------------------------------
Imagens e textos protegidos pelos direitos do autor. Em caso de dúvida contacte-me.
© 2010 por Tiago Neves. Todos os direitos reservados.

3 comentários:

  1. ESPECTACULAR! as tuas fotos realmente merecem o mais sincero Parabéns estão lindas! A 1º está um brio até sorri quando a vi, o Cais dos bacalhoeiros é dos lugares mais bonitos da Gafanha da Nazaré na minha opinião!
    Obrigada Tiago !-
    Continua o bom trabalho !

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigado Vera! Temos de ver qual delas depois te envio.

    Cumprimentos!

    ResponderEliminar
  3. Boas.

    Totalmente de acordo com o artigo e como diz o pescador, "o futuro a Deus pertence", pois no que respeita a lideranças... não vale a pena.
    A Gafanha é um deleite para a fotografia marítima. Que tires muitas.

    Atentamente,
    www.caxinas-a-freguesia.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar

Muito Obrigado por comentar!