quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Movimentos no Porto de Aveiro

Muito por causa das dragagens que estão a ser feitas, alguns navios tiveram de ser mudados de local.

O trio fantástico que estava em frente à EPA, passou mais para junto do "Praia de Santa Cruz" e do "Joana Princesa":



O "Verkhovina" passou para o outro lado do canal, mais propriamente para um cais em frente aos saudosos Estaleiros de S. Jacinto:



E o "Lutador", que chegou de mais uma viagem, teve de ficar atracado no Terminal Norte:



A descarregar o pescado está o navio de pesca "Pascoal Atlântico", em frente à empresa do armador, como é hábito.

Espero que tenham gostado e até à próxima!


------------------------------------------------------------------
Imagens e textos protegidos pelos direitos do autor. Em caso de dúvida contacte-me.
© 2010 por Tiago Neves. Todos os direitos reservados.

9 comentários:

  1. Caro Tiago, perdoa-me a minha ignorância, mas os estaleiros S. Jacinto já não estão em actividade? foi nesses estaleiros que foram construidos o "Cruzeiro do Canal" e o Cruzeiro das Ilhas".
    Abraço,
    Manue

    ResponderEliminar
  2. Boas Manuel,

    Neste momento os estaleiros já não estão em funcionamento, e além disso, estão mesmo ao abandono, tendo sido até alvo de um incêndio.

    Várias fotografias sobre o estado actual

    O estaleiro faliu em Maio de 2006:

    Noticia no JN

    É verdade, além desses dois navios, foram construídos muitos outros, que foram e ainda são reconhecidos no estrangeiro.

    Muito obrigado pela visita!

    Abraço,
    Tiago Neves.

    ResponderEliminar
  3. Obrigado Tiago pelo teu esclarecimento, é triste ver imagens dessas, mas fiquei com uma ideia do sitio onde foram construidos os Cruzeiros.
    Abraço,
    Manuel

    ResponderEliminar
  4. Excelentes fotos.

    Qual é a história do Verkhovina uma vez que já o vejo há muito tempo.

    Parabéns pelo BLOG

    ResponderEliminar
  5. Já não sou do tempo em que os estivadores passavam na lancha para s. Jacinto para ir descarregar chapa que já ficava nos estaleiros, para construção naval. Em relação Verkhovina acho que é mesmo para abater.

    ResponderEliminar
  6. Carlos muito obrigado pelo comentário. Quanto ao Verkhovina, também não sei bem a sua história, mas é um navio realmente imponente, e segundo li na net há algum tempo, aparecia nas listas de navios blacklisted por ajudar outros navios as "roubar" peixe excedendo quotas.

    Cumprimentos!

    ResponderEliminar
  7. Era isso mesmo Tiago, esse navio carregava de tudo para abastecer os outros navios que estavam sempre no alto mar a pescar, e as vezes mudavam a tripulação para virem a terra na descarga.Gasóleo eram uns camiões atrás de outros. E também carregavam as caixas em cartão para depois fazerem blocos em alto mar e o Verkhovia trazia o peixe já congelado, mais tarde fizeram um convéns para trazer paletes de peixe salgado. Embora o peixe muitas vezes era de um tamanho que mais ninguém o podia apanhar...enfim.Esse navio vinha sempre completamente carregado, e com uma temperatura negativa quando abria o porão de cerca de -35. Que depois baixavam para -20 para o pessoal trabalhar ou pouco mais quente...

    ResponderEliminar
  8. Aqui em Leixões em finais da década de 70 esteve um navio desses da frota de Murmansk, se bem que de muito maior porte, a vender bacalhau frescal de capturas de outros navios de pesca.daqueles que tudo que vinha à rede era peixe.
    Acontece que os potenciais compradores começaram a verificar que os "peixitos" eram mesmo "muito bébés", pelo que o navio aguentou-se cerca de um mês, e como ninguém quis comprar aquela fraca qualidade de peixe, largou amarras e levou-o para o seu porto de armamento, para "tovarisch" passar fome.
    Olha se nessa ocasião já existisse a ASAE, possivelmente o navio ficava arrestado, e nós ficariamos com uma excelante unidade transportadora de peixe.
    Quanto ao estaleiro de São Jacinto, foi uma grande perda e recordo-me de navios agenciados à firma em que eu trabalhei, irem atracar ao cais privativo do estaleiro, levar chapa, motores, etc.
    Saudações maritimo-entusiásticas
    Rui Amaro

    ResponderEliminar
  9. Muito obrigado pelo comentário! Por acaso sempre gostei destes navios russos, aquele aspecto imponente, sempre de despertou curiosidade.

    Quanto aos estaleiros, curiosamente descobri um blog onde se podem ver fotografias dos navios "Cruzeiro do Canal" e o Cruzeiro das Ilhas" que o amigo Manuel refere no seu post. Como foram feitos aqui em Aveiro, irei publicar este blog, na habitual rubrica "No radar do roda do leme". Aproveitarei também para aumentar a lista de blogs interessantes, do lado direito aqui no blog.

    Cumprimentos!

    ResponderEliminar

Muito Obrigado por comentar!