quarta-feira, 2 de junho de 2010

Visita ao Santa Maria Manuela

Tal como previsto, o Santa Maria Manuela esteve aberto ao público nos dias 29 e 30 de Maio, no horário que aqui pude publicar.

A vontade de visitar o navio era enorme, pois nunca tinha estado abordo deste navio, apenas do seu irmão Creoula há dois anos e porque acompanhei de longe todo o percurso do navio, desde um casco ferrugento até à obra de arte carregada de cultura que é hoje este navio.

Antes de lá chegar, estava a contar com algum tempo de espera na fila, mas felizmente ou infelizmente não foi essa a situação. As pessoas eram poucas, e mesmo passado umas horas, por volta das 15:30h, não vi grande movimento, talvez por ser sábado, ou por ser um bom dia de praia.

Continuando, eram aproximadamente 14:30h quando cheguei ao "TEDP", onde se encontrava o navio atracado juntamente com o seu irmão, o Argus.






O sino original de 1937 a estibordo junto ao leme, que era utilizado para alertar os pescadores nos dóris para voltarem para o navio. Servia também como guia sonoro para quando estava muito nevoeiro. Reparem nos pormenores de marinharia presentes por todo o navio.


O sino à proa, também ele original.


O molinete à proa para puxar o ferro.




Bem que podia estar atracado na Terra Nova que esta fotografia também fazia sentido!






Os dois dóris a bordo, aparelhados e com vários instrumentos daquela altura, um excelente trabalho que demonstra um grande cuidado em preservar a história por detrás deste navio.


Podemos ver os detalhes e o cuidado empregue pelo Sr. Capitão Marques da Silva, a pessoa responsável pela construção dos dóris. Parabéns!


A bússola do dóri, por onde o pescador se orientava, para ir pescar, e depois para voltar para o navio-mãe, como também era chamado.


O convés muito mais vazio do que era nos tempos da pesca do bacalhau, um espaço onde se guardavam os dóris e se processava o bacalhau.




Há muito tempo que o nosso porto não tinha tantos lugres portugueses atracados no caís dos bacalhoeiros.



É com esta fotografia que me despeço.

Faltam fotografias da roda do leme (como é que é possível), isto porque as únicas que tenho têm marinheiros a tentar manobrar o navio, mas como ainda irei lá esta semana, o álbum ficará completo.

Tenho a agradecer à Pascoal todo o trabalho empregue no navio, os esforços de quem também ajudou, e esperemos que o navio navegue durante muitos e longos anos!

Viva ao Santa Maria Manuela!

------------------------------------------------------------------
Imagens e textos protegidos pelos direitos do autor. Em caso de dúvida contacte-me.
© 2010 por Tiago Neves. Todos os direitos reservados.

2 comentários:

  1. Excelente reportagem, tenho de explorar este blog, pelo pouco que já vi está muito interessante.
    Parabens!

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigado Hernâni!

    Espero que goste de explorar o blog.

    Cumprimentos,
    Tiago Neves.

    ResponderEliminar

Muito Obrigado por comentar!