sábado, 27 de fevereiro de 2010

Classificação dos Navios de Vela pelo seu aparelho

Tal como prometido, hoje volto à carga com a Agenda do Marinheiro, com o tema:

Classificação dos Navios de Vela pelo seu aparelho:


Galera: (navio tipo de armação redonda) Tem 3 mastros com mastaréus de gávea e joanete e em todos cruzando vergas redondas.

Barca: Tem 3 mastros: O do traquete e do grande com mastaréus de gávea e joanete, cruzando vêrgas redondas; O do mezena com mastaréu de gave-tope, envergando pano latino.

Brigue: Tem 2 mastros com mastaréus de gávea e joanete, cruzando vêrgas redondas.





Lugre-Barca: Tem 3 mastros: O do traquete e do grande só com os mastaréus do velacho e da gávea, cruzando vêrgas redondas; O da mezena com mastaréu de gave-tope, envergando pano latino.

Patacho: Tem 2 mastros: O do traquete com os mastaréus do velacho e do joanete de proa, cruzando vêrgas redondas; O do grande com mastaréu de gave-tope, envergando pano latino.

Brigue-Escuna: Tem 2 mastros: O do traquete com os mastaréus do velacho e do joanete de proa, cruzando vêrgas redondas; O do grande só com mastaréu de gávea cruzando vêrgas redondas e no mastro enverga um latino quadrangular.

Polaca: Tem 2 mastros só com os mastaréus de velacho e da gávea, cruzando vêrgas redondas.


Sumaca: Tem 2 mastros: O do traquete só com o mastaréu do velacho, cruzando vêrgas redondas; O do grande com mastaréu de gave-tope envergando pano latino.

Lugre-Patacho: Tem 3 matros: O do traquete com mastaréus do velacho e do joanete à proa cruzando vêrgas redondas; Os do grande e mezena com mastaréus de gave-tope, envergando pano latino.

Lugre: (navio tipo da armação latina) Tem 3 mastros com mastaréus de gave-tope, envergando pano latino.

Escuna: Tem 2 mastros: O do traquete envergando um latino quadrangular, e, espigando o mastaréu do velacho onde cruza vêrgas redondas; o do grande com mastaréu de gave-tope, envergando pano latino.


Lugre-Escuna: Tem 3 mastros: O do traquete envergando um latino quadrangular, e, espigando o mastaréu do velacho onde cruza vêrgas redondas; o do grande e da mezena com mastaréus de gave-tope, envergando pano latino.


Palhabote: Tem 2 mastros com mastaréus de gave-tope, onde enverga pano latino.

Iate: Tem 2 mastros onde enverga pano latino não tem mastaréus e, por vezes, espiga pelo mastro grande uma vara destinada a sinais-vara de combate.

Caíaque: Tem 2 mastros onde cruza vêrgas bastardas, envergando o pano do mesmo nome triangular ou quadrangular.


Ketch ou chalupa: Tem 2 mastros: O grande com mastaréus de gave-tope, envergando pano latino; O da mezena com menor duinda e envergando a vela com o mesmo nome. Alguns autores fazem a separação entre os dois tipos de armação, classificando como "chalupas" todos os barcos cujo mastro da mezena se erga por ante-a-ré do leme. Neste caso e quando a escota trabalha com o pau do botaló, classificam-no de mastro de catita.

Yawl: Tem 2 mastros: O grande com mastaréu de gave-tope, envergando pano latino; O da catita com muito menor guinda e envergando a vela do mesmo nome. Este ergue-se junto à popa e trabalha com o pau do botaló.

Cúter: Tem 1 mastro - o grande - envergando pano latino com ou sem mastaréu de gave-tope.

Depois de ir aos bocados juntando tudo, consegui hoje publicar este post sobre os navios de vela, que se encontrava na Agenda do Marinheiro. A informação e as imagens foram retiradas integralmente da Agenda, portanto como está no post é como está na agenda, apenas com alguns ajustes à linguagem.

Espero que gostem, pois é com grande agrado que partilho esta informação! E mais há-de vir.

Até à próxima!

------------------------------------------------------------------
Imagens e textos protegidos pelos direitos do autor. Em caso de dúvida contacte-me.
© 2010 por Tiago Neves. Todos os direitos reservados.

8 comentários:

  1. legal me ajudou muito no trabalho

    ResponderEliminar
  2. Deu pra começar o trabalho , só que deveria ter traduções desse vocabulário marinheires, tem muitas palavras que só a misericórdia do Senhor.... catita, mazena, mastaréus de gave-tope? escota, pau-de-botaló ???? Misericórdia !!! Socorro !!!!

    ResponderEliminar
  3. O que aqui está, é exactamente o que está no livro. Quando fiz este post, não tive como objectivo explicar todas as palavras menos "conhecidas". Em caso de dúvida, é sempre aconselhável consultar ou um dicionário, ou mesmo procurar no google. Talvez um dia consiga reunir alguns desses termos, e explica-los convenientemente. Já agora, é mezena, e não mazena, que é o mastro mais próximo da ré do navio, sendoque a vela desse mastro é também ela apelidada com o mesmo nome.

    Muito obrigado pela visita e pelo comentário!

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  4. Tiago, primeiro fiquei muito feliz em encontrar seu blog, tem me ajudado a entender um pouco mais sobre náutica, gostaria de saber se esta disponível a ajudar um romancista em início de carreira, sou estudante de psicologia, e apaixonado pelas grandes navegações gostaria de aprender mais sobre elas pois tenho o projeto para uma serie de livros, se tiver interesse em contribuir por favor entre em contato. jonas_psi@yahoo.com.br ou jonas3blog@gmail.com

    ResponderEliminar
  5. Boas Jonas,

    Desde já muito obrigado por comentar!

    Vou mandar-lhe um mail para falarmos melhor.

    Cumprimentos!

    ResponderEliminar
  6. EXCELENTE TRABALHO !
    PARABENS !

    ResponderEliminar
  7. Muito bom o material, vou utilizar essas informações pra criar adaptações para RPGs em alto mar. Agora a imagem da Sumaca está faltando.

    ResponderEliminar
  8. Muito boa essa informação, vou utiliza-la pra criar uma adapação pra d20 sobre navegações. Embora a imagem da Sumaca está faltando.

    ResponderEliminar

Muito Obrigado por comentar!